'Antígonas': releitura de peça de 440 aC acontece este sábado na Casa do Povoador


Redação
Foto: Divulgação

A história escrita há cerca de 2.500 anos sobre uma mulher que luta para enterrar seu familiar está na peça Antígonas, da Cia. Fábrica São Paulo. O grupo apresenta-se em duas ocasiões na Casa do Povoador: neste sábado (5) e no dia 19, às 17h – entrada gratuita. A montagem apresenta uma adaptação para a rua do texto clássico de Sófocles (tragédia escrita em 440 aC).
 

O espetáculo faz parte do programa estadual Circuito Cultural, desenvolvido pela trupe, com datas em Piracicaba e Osasco (SP). Segundo o ator Roberto Rosa, não se trata de uma atualização direta da peça para o contexto atual. "Existe, claro, uma atualização da linguagem, o que possibilita ao público fazer um comparativo com o momento que o Brasil atravessa", disse. 

Rosa também comentou o enredo da peça e seu desenvolvimento: "É a luta de uma mulher frente à vontade de um soberano. Vale ressaltar que na época em que foi escrito Antígona, as mulheres não tinham valor algum. Sófocles escreveu o texto destacando a necessidade de o soberano governar com o povo, e nada mais simbólico que colocar uma mulher como protagonista". 

Antígona é o nome da obra de Sófocles e da personagem que, deseja enterrar o irmão. "Ele era considerado um traidor da pátria", explica o ator. "Como castigo, deveria ter seu corpo devorado por cães e abutres". A mulher desacata a ordem do governo e vê a derrocada do poder em Tebas, mas percebe ainda o desamparo daqueles que lutam.

Em Antígonas, soma-se ao enredo original outras duas histórias. "Uma é a de uma mãe que perdeu o filho na ditadura militar do Brasil. Ele é um desaparecido político e ela deseja encontrar seu corpo para enterrá-lo. Outra é uma moradora de rua, cujo filho morre na praça. Ela pede ajuda, mas sem resposta, enterra o garoto no próprio local." O ato dessa mãe, segundo Rosa, carrega questionamentos éticos, os quais também permeiam a montagem. 

Serviço

Espetáculo Antígonas, da Cia. Fábrica São Paulo
Quando: Sábados (5 e 19 de novembro)
Horário: 17h
Local: Casa do Povoador
Endereço: Av. Beira Rio, 800 – Centro
Grátis
Informações: ciafabricasp@gmail.com

Assista ao teaser do espetáculo. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas