Sesi recebe exposição itinerante sobre Plínio Marcos

Divulgação

Plínio Marcos é bastante conhecido no teatro por retratar o submundo das cidades. Autor de obras como Navalha na Carne, Dois Perdidos Numa Noite Suja, Oração de Um Pé de Chinelo, O Abajur Lilás, Madame Blavatsky, o dramaturgo paulista, na verdade, era um apaixonado por samba, circo e futebol. Um pouco dessa versatilidade, bem como de sua história no teatro, está na mostra Plínio Marcos 80 Anos, em exibição no hall do teatro do Sesi até 26 de agosto. A entrada é gratuita. 

A exposição fez parte do projeto que homenageou o autor no ano passado, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. O tributo também contou com mesas-redondas compostas por nomes que conviveram com o escritor e temporada com suas principais peças. 

Plínio Marcos 80 Anos passará 2016 circulando pelas unidades do Sesi-SP. Reúne material do arquivo particular do dramaturgo. A partir de uma seleção de imagens, foi possível retratar um pouco da trajetória do escritor, dramaturgo, jornalista, ator rotulado de "maldito" pelos críticos. 

O público encontrará fotografias de montagens históricas de seus textos, protagonizadas por Tônica Carreiro, Luís Gustavo, Lima Duarte, Walderez de Barros, entre outros. A curadoria é de Kiko Barros.

MAIS – Plínio Marcos nasceu em Santos (SP), em setembro de 1935, e morreu em novembro de 1999, em São Paulo. Foi um dos primeiros dramaturgos brasileiros a escrever sobre marginalidade, prostituição e homossexualidade, sempre com uma rica abordagem psicológica. Não por acaso, incomodou miliares durante a ditadura militar. 

Atualmente, sua família mantém o site www.pliniomarcos.com, com diversas informações, tais quais fotos, biografia e prêmios que ele ganhou. Na página, há relatos autobiográficos diversos, incluindo sobre elaboração de seu primeiro texto, Barrela (1958):

"Houve um caso, em Santos, que me chocou profundamente: um garoto foi preso por uma besteira e, na cadeia, foi currado. Quando saiu, dois dias depois, matou quatro dos caras que estavam com ele na cela. Fiquei tão chocado com esse negócio todo que escrevi Barrela."

"Juro por essa luz que me ilumina que até então nunca havia me ocorrido escrever uma peça, pois eu não conhecia as grandes peças da dramaturgia nacional nem universal. Conhecia as que eram apresentadas no Pavilhão Liberdade: Paixão de Cristo, O Mundo Não Me Quis, Rancho Fundo, O Ébrio. Mas, o caso do garoto me comoveu tanto, que, depois de andar uns tempos atormentado pela história, a despejei no papel." 

"Escrevi em forma de diálogo, em forma de espetáculo de teatro, que era o que eu mais conhecia, mas não me preocupei com os erros de português nem com as palavras. Imaginei o que se passara no xadrez antes, durante e depois de o garoto entrar. Coisas que eu conhecia bem de tanto escutar histórias na boca da malandragem. E dei o nome de Barrela, que é a borra que sobra do sabão de cinzas e que, na época, era a gíria que se usava para curra."

"Li a peça para alguns companheiros do circo (havia entrado no circo para ficar perto de uma garota que gostava) e naturalmente eles acharam que tinha enlouquecido, se pensava que podia encenar uma peça com aquela linguagem. Ficou por isso mesmo." 

"Ninguém quis montar e eu levei para a Pagu, que achou meu diálogo tão poderoso quanto o do Nélson Rodrigues. Ela, então, levou Barrela para o Pascoal Carlos Magno, que estava realizando o Festival Nacional de Teatro de Estudante em Santos. Então, ele fez um puta escarcéu, descobriu um gênio, essas coisas.” “... e no final do festival falou para os jornais que fazia questão que os estudantes montassem a peça."

"Começamos a ensaiar no início do ano de 1959."

Serviço

Exposição Plínio Marcos 80 Anos
Quando: até 26 de agosto
Visitação: de terça a sexta
Horário: das 13h às 17h
Local: Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Grátis
Agendamentos: cacpiracicaba@sesisp.org.br
Informações: (19) 3403-5928

Comentários

Postagens mais visitadas