Sesc: pedagoga Helena Peixe é a convidada do Colcha de Histórias deste mês

Divulgação/Facebook
Durante este mês, sempre aos domingos, Helena Ângela Righi Peixe é a atração do Colcha de Histórias, do Sesc Piracicaba. O projeto gratuito ocorre às 11h, no teatro, exclusivamente no primeiro encontro (07/08), e na Comedoria, nas demais datas.

A pedagoga e pós-graduada em literatura infantil apresenta contos que transitam por temas como coragem, amizade e solidariedade de maneira lúdica. O tema inicial será: A Semente/O Bicho da Goiaba. Veja abaixo o papo que batemos com Helena.

Muito mais do que didática, o que é preciso ter para se contar bem histórias às crianças?
É preciso ter paixão, viver a história, se entregar às emoções que ela provocar.

Que tipo de abordagem você explora em suas contações?
As abordagens são muitas. Como as histórias são de minha autoria, a inspiração chega, invade, e a criatividade se solta. Estão mescladas com temas atuais, como reciclagem, reflorestamento, higiene e saúde, inclusão, os quais são tocados com graça, para que a função da história – a fantasia – não se perca. E temos outros temas, os quais só estão mesmo para o faz de conta.

O que te levou a trilhar por essa direção, contação de histórias para as crianças?
Tive a felicidade de ter uma mãe maravilhosa que contava muitas histórias, e duas tias que faziam da vida uma linda festa. Então, recitar, interpretar, dançar e cantar fizeram parte da minha infância. Hoje uso o reconto como aspecto do trabalho de contação, que faço em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de São Pedro (SP). Atendo semanalmente as crianças na biblioteca.

:::: A programação completa do Colcha de Histórias de agosto, com Helena Ângela Righi Peixe, será a seguinte:

07/08 (11h) - A Semente/O Bicho da Goiaba
O grande Ser cria sementes de cereais. Chama o sol e a chuva. Depois Ele cria outra semente, agora frutas, que lançadas à terra dão lindas árvores. Ainda mais uma vez, cria outra semente, flores, que também são lançadas à terra crescem, colorem e perfumam. E nesse ciclo natural a história se desenrola, revelando-se alimento para o corpo e para a alma.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.

14/08 (11h) - O Monstro Meleca/Colorido, Moderno e Divertido
Ele era feio, melequento, mas bonzinho, só queria ter amigos. Para corrigir um mal, fazia outro maior. Desesperado, vê uma árvore com grandes raízes e é ajudado por ela, mas ao agradecer balança e quebra alguns galhos. Duas ratinhas Mira e Miroca são muito amigas e uma delas fala sobre seu novo passatempo, colecionar papeis coloridos e enfeitar a casa, a cada semana uma cor.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

21/08 (11h) - A Casa da Joaninha/A Centopeia
Uma joaninha mora na fechadura quebrada de uma escola. Acompanha os movimentos das aulas. Certo dia um grande silêncio invade a escola - as férias chegaram. Uma centopeia morava na árvore, rejeitada pelas minhocas, que riam de suas cem pernas. Sentindo-se excluída recolhe-se em casa, compra um rádio e se diverte com as notícias.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

28/08 (11h) - A Mudança da Roseira/Zuim, o Mosquito Atrevido
Uma roseira vivia sozinha e triste. Até que é visitada por uma abelha curiosa, que promete removê-la para o outro lado do rio, que é cheio de árvores, arbustos e trepadeiras. Zuim era um mosquito diferente, chic, só gostava de coisas gostosas. Certo dia entra em uma casa e vê um pires de leite, até que na terceira lambida é surpreendido pelo cachorro, que ao tomar o leite carrega Zuim pra garganta.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Telefone: (19) 3437-9292

Comentários

Postagens mais visitadas