Quarteto Brasileiro de Violões apresenta 'Spanish Dances' esta noite no Sesi


Susane Medeiros Vianna/Divulgação

Por Naiara Lima

A música espanhola e a brasileira estarão presentes no concerto Spanish Dances, do Quarteto Brasileiro de Violões. O grupo apresenta-se nesta sexta-feira (26), às 19h30, no teatro do Sesi. O espetáculo integra a 2ª Mostra Sesi-SP de Música Erudita – que teve Wenzell & Bugge na quinta-feira (25) e que terá Waon no sábado (27). A entrada é gratuita. 

O concerto reúne o repertório do CD homônimo ao espetáculo, lançado em 2014, e outras obras pinçadas da discografia deles. Serão executadas composições de Heitor Villa-Lobos e de estrangeiros como Isaac Albéniz, Enrique Granados e Manuel de Falla.

O Quarteto Brasileiro de Violões já tem 15 anos e conta com os músicos Everton Gloeden, Francisco Luz, Tadeu Amaral e Gustavo Costa. Seis foram os discos por eles lançados: Essência do Brasil (1999), Encantamento (2001), Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos (2011) – contemplado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica –, Quatro Suites Orquestrais de Bach (2000), Suite Iberia, de Isaac Albéniz (2006) e Spanish Dances (2014). 

O violonista Francisco Luz conversou com o PiaparaCultural, confira!

Vocês misturam violão de 6 e de 8 cordas. Qual é a sonoridade que buscam alcançar com essa combinação, dentro de Spanish Dances?
Exato! Essa é uma proposta iniciada pelo quarteto. Os de 8 cordas apresentam uma corda mais grave e uma mais aguda em relação aos de 6. Ou seja, não só no último projeto, mas em todos os demais, a ideia de incluí-los é pensando em ampliar possibilidades de arranjo e de sonoridade.

O violão é um instrumento muito popular no Brasil. Qual o seu apelo quando o universo é o erudito?
Consideremos o nosso programa, por exemplo, que inclui importantes compositores brasileiros e espanhóis: tanto a cultura espanhola quanto a brasileira é musicalmente riquíssima (apesar de terem idades bem diferentes). E o violão é, praticamente, um instrumento símbolo de identidade nacional nos dois países. Ou seja, em minha opinião, ao escrever baseado no folclore de alguma dessas culturas, independentemente da instrumentação, esses compositores imediatamente foram influenciados por violonismos – já que o violão está intrinsecamente ligado ao fazer musical desses lugares. Por fim, ao adaptar essas obras, percebemos de imediato, na maioria dos casos, certa organicidade. Isso pode dar outra dimensão interpretativa às peças.

Spanish Dances é o sexto CD do grupo. Como foi seu desenvolvimento?
Todos os CDs do quarteto são projetos antigos, desejos que surgiram em nossos primeiros anos. Por exemplo, algumas peças desse último álbum foram arranjadas nos primórdios de trabalho, porém, provavelmente nunca tocadas até então. Todos os arranjos são feitos pelo Tadeu do Amaral.

A gente pode dizer que a história da música espanhola tem raízes de mais de mil anos. A riqueza desse processo é representada por centenas de formas de danças que nasceram na região ibérica. Spanish Dances apresenta em sua maioria obras em forma de dança de seis grandes compositores espanhóis do século 20.

MOSTRA – O Sesi Piracicaba será uma das 15 unidades da instituição a sediar a 2ª Mostra Sesi-SP de Música Erudita. A proposta é promover o acesso, difundir o conhecimento e formar público. Em todo o estado, a mostra contará com 45 apresentações de 18 grupos de referência na área. Os artistas dialogam com a plateia em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros aspectos ligados aos seus trabalhos. Cada cidade receberá uma série temática: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover. A agenda completa está disponível neste link.  

Serviço

II Mostra Sesi-SP de Música Erudita
Concerto Spanish Dances, com Quarteto Brasileiro de Violões
Quando: hoje
Horário: 19h30
Loca: Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Grátis – ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi
Informações: (19) 3403-5940

Comentários

Postagens mais visitadas