Oficina de dança afro acontece neste sábado no Garapa; ainda há vagas

Divulgação/Nécessaire Coletivo Teatral

Por Henrique Inglez de Souza

O dançarino e educador Fabiano Maranhão ministra a oficina O Sentido na Dança Afro neste sábado (26), das 14h às 17h30. O evento ocorre no Ponto de Cultura Garapa, dentro da programação da ocupação artística do Nécessaire Coletivo Teatral. A inscrição deve ser feita pelo e-mail necessairecoletivoteatral@gmail.com, e custa R$ 10 (pagos no local).

Estudo do tempo, espaço, ritmo, criatividade, musicalidade e diversidade corpórea, social e cultural são alguns dos aspectos abordados na atividade, sob a ótica das danças de matriz afro. Veja o papo que tivemos com Maranhão.

Como, exatamente, o contexto que você trabalha se manifesta na dança?
Entendo a dança como uma explosão da experiência emocional. Entendo a dança como um ato político, um microcosmo de uma sociedade em particular que se revela em diferentes espaços sociais. No dia a dia, a dança manifesta-se no meu trabalho, nos momentos de lazer, nos momentos de estudo, enfim, no modo de ver e de viver o mundo. Manifesta-se, também, em meu trabalho como dançante, como educador, como instrumento de mediação na relação com outros corpos.

É possível que alguém que faça a oficina estender o que aprendeu para além da história afro e "traduzir" para a sua própria história?
Acredito que sim. Entendo que todos os povos de todos os tempos dançam para expressar pelo corpo e seus movimentos significativos as experiências vitais que ultrapassam os limites da palavra. A experiência da oficina pode reverberar nos diferentes corpos presentes nesse encontro, cada um a seu tempo e à sua maneira. Quando aprendemos a história e a memória de um povo e/ou grupos social, estamos apreendendo mais sobre a nossa própria história, sobre como nos relacionamos com e diante do que me é familiar ou desconhecido.

A proposta do encontro é traduzir memórias individuais e coletivas já presentes em cada um de nós. E também potencializar possibilidades, flexibilizar certezas e provocar sensações e emoções que nos fortalecem, empoderam e nos movem no dia a dia.

Serviço

Oficina O Sentido na Dança Afro, com Fabiano Maranhão
Quando: sábado (27)
Horário: das 14h às 17h30
Local: Ponto de Cultura Garapa
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1.313 - Alto (próximo ao varejão do centro, atrás do Terminal Central)
Ingresso: R$ 10
Inscrição: necessairecoletivoteatral@gmail.com
Pagamento: nesta sexta (26), das 19h às 20h, no Garapa
Informações: (19) 3377-2001

Comentários

Postagens mais visitadas