Grupo Waon apresenta a tradição da música clássica japonesa no Sesi este sábado

Kwang Hye Lee/Divulgação

Por Naiara Lima

A 2ª Mostra Sesi-SP de Música Erudita encerra sua programação neste sábado (27), às 19h30, com o espetáculo Nikkura – Uma Viagem ao Japão, do Waon. A apresentação tem como proposta revelar um pouco da história da música clássica do Japão, dos feudos até a abertura cultural, quando recebeu influência ocidental. A entrada é gratuita. 

"Nikkura" é uma abreviação de Nihon Kurashikku (no português, "clássico japonês"). Os gêneros Soukyoku, Jiuta, Hauta, Nagauta, Douyou, Minyo e a vertente clássica moderna serão narrados em suas características musicais e históricas, ao som dos instrumentos tradicionais daquele país.

O coordenador do grupo, Setsuo Kinoshita, contou ao PiaparaCultural como é o trabalho de divulgação dessa música e da tradição japonesa.

Em Nikkura, qual será a instrumentação de palco?
No espetáculo do Waon terá, além dos tambores taiko, o koto (harpa), o shamisen (citara japonesa), nohkan e shinobue (flautas), assim como violoncelo. Não é um show de tambores, mas haverá quatro músicos com o taiko.

A origem da música clássica japonesa está nos feudos e palácios antigos. Eram obras voltadas a algum fim específico, como diversão ou celebrar a guerra?
Tem músicas que nasceram nos feudos, mas há outras que se popularizaram no meio do público em geral, também. A maior parte dos estilos tinha o propósito de entreter seu público. Porém, havia músicas, como as de Minyo, que serviam para estimular a perseverança ao trabalho pesado, enaltecer a alegria e sublimar as dores do cotidiano.

Qual a principal diferença entre a música clássica moderna do Japão e a antiga?
Como são vários séculos de história, fica difícil generalizar uma característica de diversos gêneros musicais. Cada qual teve uma história em uma época diferente. Mas um fato bastante interessante que ocorreu no país foi o fechamento dos portos para com qualquer cultura estrangeira, por um período de 214 anos. Com isso, a cultura do país se desenvolveu de forma única, sem intervenção de outras culturas.

Quanto à música moderna, depois que o Japão abriu seus portos, houve uma grande invasão cultural. Houve, também, a derrota para os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, recebendo mais influências norte-americanas em sua música.

As composições que vocês tocam têm quantos anos de origem?
As músicas a serem apresentadas vão dos séculos 16 ao 20.

Vocês não somente tocam como também conversam com o público? Como será?
Iremos apresentar os instrumentos, os gêneros, suas características, a história que acontecia à sua volta na época e ilustrar, com exemplos curtos, por meio das performances.

Quais são os mitos que ainda rodam a música clássica japonesa no Ocidente?
Eu acho que, no caso do Brasil, o público não teve a oportunidade de ter contato com a música clássica japonesa. Então, nem chegou a criar mitos coletivos. Por essa vertente ter ficado fechada sempre dentro da comunidade japonesa, pode ter uma imagem de uma música inatingível. Gostaria de saber como serão esses mitos depois de iniciar esse tipo de apresentação que estamos fazendo.

MOSTRA – O Sesi Piracicaba será uma das 15 unidades da instituição a sediar a 2ª Mostra Sesi-SP de Música Erudita. A proposta é promover o acesso, difundir o conhecimento e formar público. Em todo o estado, a mostra contará com 45 apresentações de 18 grupos de referência na área. Os artistas dialogam com a plateia em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros aspectos ligados aos seus trabalhos. Cada cidade receberá uma série temática: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover. A agenda completa está disponível neste link. 

Serviço

II Mostra Sesi-SP de Música Erudita
Show Nikkura – Uma Viagem ao Japão, com o grupo Waon
Quando: hoje
Horário: 19h30
Loca: Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Grátis – ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi
Informações: (19) 3403-5940

Comentários

Postagens mais visitadas