Garapa: oficina de turbante e debate sobre violência contra a mulher neste domingo

Henrique Inglez de Souza/PiaparaCultural

Por Henrique Inglez de Souza

O Nécessaire Coletivo Teatral segue com sua ocupação artística no Ponto de Cultura Garapa, pelo projeto Ocupe o Garapa. Neste final de semana, além da peça infantil Pluft- O Fantasminha (sábado, às 16h), haverá oficina de turbante com a mãe Doné Oyacy, cujas vagas já estão esgotadas, e o bate-papo Belas, Recatadas e de Todo Lugar, ambos no domingo e com entrada gratuita. Neste último, Naiara Lima, Gláucia Santos, Mayra Kristina Camargo e Iolanda Carla, as atrizes que compõem o grupo, aproveitam os dez anos da Lei Maria da Penha para refletir a violência contra a mulher nos dias atuais. 

"Depois de uma década, ainda são muitos os casos", avalia Naiara. "Há cinco anos, quando começamos nosso processo para o espetáculo Mais Uma Vez Marias, encontramos uma pesquisa que dizia que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Em 2016, esse número não mudou. Achamos imprescindível que mais pessoas tenham conhecimento sobre a lei, que denunciem e se sintam amparadas por outras mulheres e por homens que não concordam com esse comportamento."

Para Belas, Recatadas e de Todo Lugar, foram convidados a psicóloga Karina Sabedot, da Defensorial Púlica, o jornalista Leon Botão, que escreveu o livro-reportagem Flores Que Choram (sobre a violência contra as mulheres) e as organizadoras do grupo de WhatsApp Ajuda das Minas, Clara Grisotto e Jaqueline Altomani. 

"A proposta é ouvir pessoas que trabalham com o tema para entender quais são os avanços e quais os principais desafios", continua Naiara. "Como um grupo teatral formado por mulheres, percebemos que são várias as lacunas a serem preenchidas para que tenhamos uma sociedade que respeite as mulheres. Temos, ainda, diversos pensamentos preconceituosos e machistas a serem vencidos, tanto de homens quanto de mulheres. Acreditamos que encontros como esse contribuem para que outras pessoas se sintam instrumentalizadas para enfrentar a cultura machista e se sintam capacitadas a promover uma cultura em que as diferenças sejam um valor."

Serviço

Ocupe o Garapa, com Nécessaire Coletivo Teatral
Quando: domingo (21)
Local: Ponto de Cultura Garapa
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1.313 – Alto
Informações: (19) 3377-2001

14h - Oficina de turbante com mãe Doné Oyacy
Natural de Araras (SP), mãe Doné Oyacy é sacerdotisa do candomblé, produtora rural, sócia e fundadora da Omaquesp (Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo). É militante do movimento negro há 25 anos, compositora e poetisa (vagas esgotadas).

16h - Belas Recatadas e de Todo Lugar
Cada um dos convidados, Karina Sabedot, Leon Botão, Clara Grisotto e Jaqueline Altomani, falará por 10 minutos e, em seguida, será aberta uma conversa com o público presente.

Comentários

Postagens mais visitadas