Cia. dos Náufragos: oficinas gratuitas de voz e corpo esta semana no Garapa

Maycon Soldan/Divulgação

Por Naiara Lima

A campineira Cia. dos Náufragos chega a Piracicaba esta semana para duas oficinas no Ponto de Cultura Garapa: quinta-feira (18), às 19h, acontece A Corporeidade do Ator na Rua e sexta-feira (19), também às 19h, será A Voz, O Canto do Corpo. As inscrições são gratuitas e feitas por e-mail (ciadosnaufragos@gmail.com). 

Segundo Miguel Damha, da companhia, a proposta de ambas as atividades é compartilhar procedimentos desenvolvidos por eles no dia a dia para a criação de um espetáculo. A participação não exige qualquer conhecimento anterior, "apenas o interesse e a disposição".

Em A Voz, O Canto do Corpo, serão feitos exercícios musicais para introdução a elementos básicos, como ritmo, melodia, harmonia, tudo a partir de jogos corporais. "Assim tentamos imprimir no corpo esse conhecimento, que, como atores, achamos indispensável para o uso em cena", explica. Já em A Corporeidade do Ator na Rua serão trabalhados por meio de jogos teatrais princípios essenciais à atuação na rua, "como nível de energia, precisão, prontidão etc.". 

Questionado sobre a diferença entre a preparação para encenar em um teatro ou na rua, Damha ressalta que cada qual tem suas demandas. "A rua, assim como o palco, exige uma preparação específica. Porém, no caso da primeira, há as particularidade de um local que não está ali especificamente para a prática do teatro nem para a fruição do mesmo. Ou seja, diversas coisas concorrem com a peça: barulhos de lojas, trânsito, um cachorro que entra em cena". Por esta razão, o ator acredita que é preciso desenvolver técnicas que ajudem a se desvencilhar desses ruídos e a se sobrepor. "Na rua, tudo pode ser parte da montagem."

Além das oficinas, a Cia. dos Náufragos faz duas apresentações de rua, também grátis. É o espetáculo A Ilha Desconhecida, que acontece sábado (20), às 16h, na Casa de Cultura Hip Hop, e domingo, às 15h, em frente ao Casarão do Turismo (Rua do Porto).

Serviço

Oficina A Corporeidade do Ator na Rua, com Cia. dos Náufragos
Quando: quinta-feira (18)
Horário: 19h
Grátis
Classificação: 14 anos

Oficina A Voz, O Canto do Corpo, com Cia. dos Náufragos
Quando: sexta-feira (19)
Horário: 19h
Grátis
Classificação: 14 anos

Inscrições: ciadosnaufragos@gmail.com (informar a oficina pretendida)
Informações: (19) 3377-2001

Comentários

Postagens mais visitadas