Beatles Para Crianças apresenta-se neste sábado no Sesc

Divulgação/Beatlesparacrianças.com

Por Henrique Inglez de Souza

Fábio Freire (voz, guitarra, violão, ukulele, charango), Gabriel Manetti (voz, percussão), Edu "Ludi" Puperi (guitarra, violão, teclado, vocais), Johnny Frateschi (baixo, vocais) e Humberto Zigler (bateria) levam ao Sesc neste sábado (6) o Beatles Para Crianças. A performance reúne músicas do quarteto inglês e histórias contadas e cantadas. O grupo surgiu em 2011 e está promovendo o álbum homônimo lançado este ano. A apresentação será às 16h, na Comedoria, com entrada é gratuita. 

Leia abaixo a entrevista que fizemos com Fábio Freire, um dos fundadores do grupo e que é educador, músico e diretor musical.

Pelo que estou sentindo, vocês exploram mais as músicas da segunda fase dos Beatles. Por quê?
Não fazemos nenhuma escolha pelo período da música. Fazemos, sim, pela própria música, em que tentamos encaixar nosso arranjo com um momento determinado do show. A escolha é aleatória. Pelo nosso gosto e pela canção.

O que Beatles tem de infantil? Qual foi o traço da obra da banda que aproveitaram para o espetáculo?
A questão sobre ser ou não infantil não está exatamente nas músicas ou nas características dos Beatles. Isso até é uma armadilha a quem toca para o público infantil. A música para crianças não precisa ser diferente ou especial, ou adaptada. É simplesmente música boa. O que nos liga e nos conecta às crianças é principalmente a nossa linguagem, a nossa experiência com esse público há mais de 15 anos e o fato de estarmos ali, nós mesmos, vivenciando uma experiência com eles e para eles. Isso nos torna parte do show e inclui todas as pessoas, crianças ou adultos. A música dos Beatles tem, sim, uma magia inexplicável, que sentimos desde o primeiro show, há mais de quatro anos. Porém, o espetáculo acontece porque vivemos a experiência com as famílias, e isso é muito potente.

Vocês tiveram dificuldade de conseguir a liberação das músicas para gravar e apresentar? Fale desse processo?
Para apresentar as canções em shows, não é necessária nenhuma autorização. Basta recolhermos os valores de direitos autorais coordenados pelo ECAD de cada região. Para gravá-las, sim, precisamos obter as autorizações expressas das editoras dos autores. Conseguimos por meio da nossa gravadora, a MCD, que intermediou o processo e facilitou tudo isso.

Qual é o beatle que mais te influenciou quando você era criança? Por quê?
Por incrível que pareça, não sou um beatlemaníaco desde criança. A minha influência vem da música brasileira e do rock de uma maneira geral. Mas no meio desse caminho conheci Paul McCartney, que, sem dúvida, para mim, é o beatle ao qual mais me alinho – pelas composições, pela carreira e pela qualidade musical.

Só para nos dar uma ideia, como funciona essa formação, de três músicos e um ator no palco?
Somos em cinco no palco, um também é ator. O show é interativo, tem histórias, brincadeiras e conversas – e o fato de o Gabriel ser ator, sem dúvida, facilita essa comunicação com o público.

Serviço

Beatles Para Crianças
Quando: 06/08 (sábado)
Horário: 16h
Local: Sesc Piracicaba (Comedoria)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3437-9292

Veja um vídeo do BPC em ação: 
 

Comentários

Postagens mais visitadas