2° Encontro de Maracatu de Baque Virado acontece neste fim de semana

O organizador Tony Azevedo no Encontro de Maracatu de 2015 (Imagem: Divulgação)

Por Henrique Inglez de Souza

A segunda edição do Encontro de Maracatu de Baque Virado de Piracicaba será realizada neste sábado (27) e no domingo (28). O evento faz parte da programação de aniversário do Porto Maracatu de Baque Virado. Dois locais recebem as atividades, o Sesc e a Casa do Hip Hop. 

Para Tony Azevedo, organizador, o diferencial deste ano está na roda de conversa Fortalecendo as Raízes Afro-Brasileiras na Cidade de Piracicaba, da qual ele será um dos mediadores. "Os participantes poderão falar da experiência e do trabalho de divulgação do maracatu em São Paulo, do surgimento de outros grupos na região e de como estes grupos estão atualmente", diz. "Algo que também será abordado é o cenário político e cultural, os desafios e as perspectivas para 2017."

O bate-papo ganhará a Comedoria, do Sesc, às 9h30. Além de Tony, estarão presentes o Mestre Marquinho e Elaine Teotônio (AfroPira), Antônio de Paula Junior (Biblioteca Municipal de Piracicaba), Adney Araújo, Jesum Biash, Mestre Hugo (Nação Leão da Campina) e Eder O'Rocha. 

No mesmo dia, às 14h, a Casa do Hip Hop recebe a Oficina de Maracatu de Baque Virado, com o Mestre Hugo, do Maracatu Leão da Campina (Recife/PE). Já às 17h30, ainda no local, acontece a Oficina de Dança na Tradição do Maracatu de Baque Virado, com o dançarino e coreógrafo Aurélio Prates (São Paulo/SP).

Ao domingo (28) ficou reservado o Grande Cortejo, com grupos de maracatu da cidade e região. A saída está acertada para as 10h, do ginásio do Sesc, rumo ao Casarão do Turismo, na Rua do Porto. 

"Hoje vejo um crescimento bastante significativo dos grupos de matriz africana em Piracicaba", continua Tony. "E também o reconhecimento desse movimento negro a partir do surgimento do Conepir e do AfroPira, que vêm fortalecer e contribuir para o resgate dessa cultura, da valorização e dos direitos dos afrodescendentes. Isso cria uma agenda permanente de ações, não somente no dia 20 de novembro, mas durante o ano inteiro. É um trabalho realizado pelo Espaço Cultural Bloco da Ema e pelo Porto Maracatu, que desenvolve atividades durante os meses com projetos de batuque na periferia, oficinas de percussão, mostras de arte temática, palestras e encontros."
  
Reprodução

Casa do Hip Hop
Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrin, 200 – Higienópolis

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro

Informações gerais: (19) 3422-6396 ou (19) 9-9188-8237 (Tony Azevedo)

Comentários

Postagens mais visitadas