Trilogia do Ser Humano: semana com filmes e workshop no Sesc Piracicaba

Reprodução

O Sesc Piracicaba promove esta semana a Trilogia do Ser Humano, que reúne filmes do sueco Roy Andersson e workshop com o professor, jornalista e crítico de cinema Sérgio Alpendre. As atividades são gratuitas e começam nesta terça-feira (31), às 20h, com a exibição de Canções do Segundo Andar (imagem), vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes de 2000. 

Os longas-metragens escolhidos refletem a sociedade e a vida contemporânea por meio de situações absurdas. Foi com Canções do Segundo Andar que Andersson ganhou projeção internacional. Trata-se de uma produção inspirada no poeta peruano César Vallejo. Aborda o encontro de pessoas na cidade, as quais tentam se comunicar, buscando compaixão e conexão de pequenas e grandes coisas.

SINOPSE – É noite em algum lugar do Hemisfério Norte. Naquela cidade, uma série de estranhos incidentes está acontecendo. Aparentemente, uns não se relacionam com os outros. Aliás, o nível de situações surreais que apresentam é tão grande que, por vezes, parecem não ter nenhuma relação: um imigrante perdido é violentamente espancado no meio da rua; um mágico comete um terrível erro durante um de seus números. No meio dessa confusão, uma figura se sobressai, Karl, que acaba de colocar fogo em sua loja de móveis para pegar o dinheiro do seguro. Dormir naquela noite não será fácil para nenhum morador da cidade. No dia seguinte, os sinais do caos estão espalhados por todo o local. Karl é um dos poucos que conseguem ver além das aparências. Gradualmente, toma consciência do absurdo em que o mundo se transformou e percebe como é difícil se comportar como um ser humano (trailer neste link). No Teatro. Classificação etária: 16 anos.

Veja abaixo as demais atrações da programação:

- Quarta-feira (1º), 19h30: Sérgio Alpendre ministra o workshop Roy Andersson em Retrospectiva, que faz um panorama de todas as fases do cineasta. No Espaço de Tecnologias e Artes. Não recomendado para menores de14 anos.

- Quinta-feira (2), 20h: exibição do filme Vocês, os Vivos, de 2007, uma comédia dramática composta por 57 vinhetas filmadas com a câmera estática. Aborda a humanidade, sua grandeza e baixeza, sua alegria e tristeza, sua autoconfiança e ansiedade, seu desejo de amar e ser amado (trailer neste link). No Teatro. Classificação etária: 16 anos.

- Sexta-feira (3), 20h: encerra a trilogia Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre a Existência, vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza de 2014. Baseado em um detalhe de um famoso trabalho a óleo de Pieter Bruegel, intitulado Os Caçadores na Neve, o filme acompanha dois homens – um vendedor ambulante e um sujeito com um ligeiro distúrbio mental. A produção faz uma viagem sobre a condição humana, na realidade e na fantasia, a qual se desdobra em uma série de episódios absurdos (trailer neste link). No Teatro. Classificação etária: 14 anos.

Serviço

Trilogia do Ser Humano, de Roy Andersson
Quando: de 31/05 a 03/06
Local: Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Informações: (19) 3437-9240
Grátis (retirada de ingressos com 1h de antecedência)

Comentários

Postagens mais visitadas