No Sesc: projeto com Fausto Fawcett, Xico Sá e atriz piracicabana na Virada Cultural


Os trovadores Fawcett e Sá (foto: Alex Villegas)

Por Naiara Lima 

Como já virou tradição, o Sesc promove diversas atividades dentro da programação da Virada Cultural Paulista. Em Piracicaba, isso não é diferente. Este ano, a unidade promove 13 ações culturais gratuitas durante as 24 horas do evento. São sessões de cinema, artes visuais, teatro, dança, música e poesia. A programação acontecerá das 18h de sábado (21) às 18h do domingo (22).

Entre as atividades está a apresentação musical e poética Trovadores do Miocárdio, com Fausto Fawcett, Xico Sá, Junio Barreto, Eduardo Beu e a atriz piracicabana convidada Gabriela Elias. A performance reúne letras de música e poemas, e ocorrerá no sábado (21), às 19h.

Gabriela Elias (divulgação)
A trupe trabalha o chamado spoken word, ou seja, letras declamadas. Gabriela contou que fará a abertura e o encerramento, e ainda algumas interferências durante o show: "Como artista, está sendo bem divertido e novo. Só tenho a agradecer a experiência e ao Eduardo Beu, pelo convite". A atriz do Andaime Teatro da Unimep, Coletivo Estalo, Coletivo Bruto, Tablado de Arruar, Gambiarra, entre outros grupos, ressaltou o seu entusiasmo pelo projeto. "Será uma deliciosa aventura participar dos Trovadores do Miocárdio, ainda por cima em Piracicaba. Estou adorando o projeto, encantada com os envolvidos e com o conteúdo." Sobre a sua relação com música, ela disse que é vital: "Enquanto artista, poder estar num projeto que envolve músicas, crônicas e pessoas interessantíssimas é bem prazeroso." 

Também em entrevista ao PiaparaCultural, o DJ e diretor da empreitada, Eduardo Beu, explicou como a proposta nasceu, em 2012: "Por algum motivo que não sei qual, quis aproximar a literatura da música, usando como fio condutor escritores e poetas que já admirava, que declamavam seus próprios devaneios literários inspirados em letras de canções que flanavam sobre desamores e amores fracassados. Eles, então, traziam a essência da letra para os seus universos literários".

Eduardo Beu (divulgação)
Um ano depois da primeira iniciativa, Beu percebeu um retorno positivo e decidiu investir mais nos Trovadores do Miocárdio. "Com o boca a boca e uma residência fixa em uma casa de eventos, aumentamos absurdamente o nosso público, e os convites foram aparecendo". Ele destacou que já havia feito trabalhos com Fausto Fawcett, bem como convidado este e Xico Sá em outros eventos de que foi curador – "além de ser amigo e admirador das obras deles".

O Junio Barreto é mais recente: "Gosto demais das letras de suas canções e achei que poderiam render boas performances literárias. Ele mesmo disse que nunca declamou ou escreveu poemas, já que seu universo é o de cantor e compositor. Depois de ter entrado no projeto, o Junio acabou descobrindo um lado literário que não sabia que tinha". 

O repertório da apresentação segue as preferências de Beu, respeitando também o universo estético de cada trovador. "Inicialmente, ouço a música, e me preocupo tanto no significado das letras como nas composições e melodias. Previamente selecionadas, sampleio e edito, criando uma massa instrumental", explicou o DJ e diretor, que, então, envia a cada integrante o resultado final. "São com esses elementos que eles escrevem seus textos e ensaiam a declamação, para ficar dentro da métrica e da dinâmica. É o encontro da declamação dos poemas e crônicas com a música que os inspiraram." 

Trovadores do Miocárdio – Fausto Fawcett é jornalista, autor teatral, escritor de ficção científica e compositor; Xico Sá também é jornalista e escritor, atualmente participa dos programas Amor & Sexo, da Rede Globo, e Papo de Segunda, da GNT, além de contribuir semanalmente com uma coluna na edição brasileira do jornal El Pais; Junio Barreto é músico que mistura samba com elementos eletrônicos. Lançou em 2011 o álbum Setembro; e Eduardo Beu é jornalista e produtor cultural, responsável pela página Paixões Que Alucinam. 

Além deles, há artistas como Rodrigo Carneiro, Chris Couto, Carolina Fauquemont e Mário Bortolotto, e convidados. "Gosto de fazer um rodízio de convidados, experimentando outros estilos poéticos", completou Beu. "De certa forma, chamo as pessoas de quem admiro alguma coisa de seu trabalho – ou atuando, ou como escritor, mas que tenham uma identidade, um universo peculiar." Sobre a atriz Gabriela Elias, o diretor disse que o objetivo é estabelecer uma relação com Piracicaba: "Convidei a Gabriela seguindo mais a minha intuição, pesquisando pela rede social. Mas também queria dialogar com a cidade, convidando um artista local".

Comentários

Postagens mais visitadas