Sesc Piracicaba: oficina de jogos e brincadeiras neste sábado com índios Kalapalo


Divulgação/Sesc Piracicaba

Por Naiara Lima

A cultura indígena brasileira integra a programação da Semana Mundial do Brincar, que acontece no Sesc Piracicaba. Neste sábado (28), às 14h, será a vez de Jogos, Brincadeiras e Roda de Convivência da Etnia Kalapalo do Alto Xingu. O evento é voltado ao público em geral, crianças e adultos, e tem entrada gratuita. 

São os próprios integrantes das aldeias que promovem a interação com o público, por meio de oficina, pintura corporal, cantos e danças. A atividade é uma oportunidade para se conhecer como se brinca nas aldeias. Também haverá um bate-papo abordando temas relacionados aos aspectos culturais dos Kalapalo.

Divulgação/Sesc Piracicaba
O organizador do projeto, Ulysses Fernandes, é autor do livro publicado pelo Sesc Jogos e Brincadeiras na Cultura Kalapalo, juntamente com Marina Herrero. Ele explicou ao PiaparaCultural que a principal diferença entre o brincar  da tribo e o das crianças que vivem em áreas urbanas "é a essência da diversão e não da competição". Deste modo, todos participam da mesma maneira (crianças e adultos). "E os vencedores são festejados tanto quanto os perdedores." 

Ulysses mantém relação com os Kalapalo desde 1998, "quando fui pela primeira vez ao Xingu". Desde então, já esteve na região por dez vezes, o que possibilitou estabelecer um vínculo de amizade. "No ano de 2000, o cacique Faremá me falou sobre a preocupação deles em relação à perda crescente de sua cultura original, devido ao crescente contato com a sociedade envolvente (nós "brancos"). Daí surgiu a ideia (junto com a Marina Herrero) de um projeto pelo Sesc para documentar as brincadeiras e os jogos, os quais estavam caindo no esquecimento, se perdendo."

A atividade em Piracicaba é decorrente dessa iniciativa, que resultou em um livro e um vídeo. "São os próprios Kalapalo que a conduzem", acrescenta conta Ulysses Fernandes. "Há brincadeiras em que o público pode participar e algumas danças – eles não usam brinquedos, a não ser arco e flecha."

Serviço

Semana Mundial do Brincar
Jogos, Brincadeiras e Roda de Convivência da Etnia Kalapalo do Alto Xingu
Quando: 28/05 (sábado)
Horário: 14h
Local: Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3437-9240

Comentários

Postagens mais visitadas