Renan Inquérito: livro novo e Parada Poética esta quarta no Sesc Piracicaba


Márcio Salata/Divulgação

Por Naiara Lima

Com a proposta de difundir a literatura por meio da palavra falada, cantada, exposta, declamada, embalada e compartilhada, Renan Inquérito estará no Sesc Piracicaba nesta quarta-feira (25). O rapper e escritor traz a sua Parada Poética, evento gratuito que começa às 19h30, e também aproveita para lançar seu mais recente livro, Poesia Pra Encher a Laje.

O que é a Parada Poética? 
Originalmente, a Parada Poética é um sarau que ocorre na Estação Ferroviária de Nova Odessa (SP), sempre às segundas-feiras de cada mês. O encontro já acumula mais de 30 edições consecutivas, e tem como lema: "Maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética".

A cada realização, cerca de 300 pessoas das mais diversas origens reúnem-se para declamar poesias em um cenário que foge ao tradicionalismo. É uma estação de trem decorada com livros e objetos poéticos, e o microfone sempre aberto, com um convidado ilustre: o trem, que passa com cargas, "cortando" e ajudando a poetizar ainda mais a ocasião. É um lugar onde a palavra falada rompe o silêncio costumeiro das bibliotecas e livrarias. Não existe regra ou convite. A entrada é franca e as ideias também, com poesia de primeira nas noites de segunda. 

Já passaram artistas como o rapper Emicida, o RAPentista Rapadura Xique Chico, o campeão mundial de poesias Emerson Alcalde, a cantora e slammer Roberta Estrela D'Alva, o escritor Marcelino Freire, o apresentador de TV e cineasta Alessandro Buzo, a poeta brasiliense Marina Mara, o criador da Cooperifa, Sérgio Vaz, o rapper G.O.G. e a cantora e poeta Estrela Ruiz Leminski.

E como funciona a verão que circula pelas cidades?
O sarau roda cidades do Brasil, levando poesia a todos os cantos com encontros que pretendem seduzir o público a partir de performances com a poesia falada como forma de interagir diretamente com os espectadores e inseri-los na vibração do sarau. O nome "Parada Poética" foi escolhido justamente para desmistificar a palavra "sarau" como algo distante da realidade da população. 

A proposta é apresentar a literatura como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica. Há apenas uma regra: ouvidos inclinados à poesia. Por isso do microfone aberto, é para a contação de histórias e de poemas como forma de celebrar a oralidade. A cada edição, um ou mais poetas são convidados, a fim de gerar um intercâmbio entre os saraus, os escritores e o público.

De que maneira Piracicaba surgiu no itinerário do evento?
Como estou lançando o meu segundo livro, Poesia Pra Encher a Laje, o Sesc me convidou para divulgá-lo juntamente com uma Parada Poética.

A Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba promove o Sarau Culturupira em diversas datas. Uma das fortes expressões do evento é a poesia. Conhece essa iniciativa?
Já toquei com o meu grupo, o Inquérito, na Casa de Cultura Hip Hop, mas, infelizmente, não conheço o sarau.

Sabendo disso, qual a expectativa para amanhã?
A melhor possível. Espero que os amantes da poesia cheguem junto para uma noite especial.

Como observa esses movimentos culturais da periferia ligados à poesia? A que atribui seu crescimento?
Eu venho do rap, que é intimamente influenciado pelo cotidiano do povo pobre. Não posso negar que as mudanças sociais ocorridas nos últimos anos refletem nos movimentos culturais da periferia. Não dá para negar que ganharam mais força e, principalmente, coragem para se mostrar, para gritar mais alto, para fazer sua voz ser ouvida. Acho que o ponto principal está aí: coragem! O crescimento veio do cansaço da opressão, do cansaço do silêncio que atormenta a periferia. E, com toda certeza, a poesia que emerge desse meio é uma poesia de luta que não quer mais ser combatida.

Gostaria que falasse sobre o seu primeiro livro, #PoucasPalavras. Qual a importância dele neste seu caminhar pela poesia?
O #PoucasPalavaras surgiu da ideia de se falar muito em poucas palavras – o que, ao meu ver, é bem mais difícil. Não tinha como separar o meu trabalho como rapper da literatura. É impossível! Muitos textos do livro estão em minhas músicas, e vice-versa. Agora, em 2016, lancei o Poesia Pra Encher a Laje e estamos circulando o Brasil, fazendo saraus e levando poesia concreta na cabeça.

Serviço

Parada Poética - Poesia Pra Encher a Laje
Com Renan Inquérito
Quando: 25/05 (hoje)
Horário: 19h30
Local: Sesc Piracicaba (Comedoria)
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3437-9240

Comentários

Postagens mais visitadas