Coletivo Depirarte seleciona atores/estagiários para novo espetáculo


Divulgação/Facebook do Coletivo Depirarte

Por Naiara Lima

A Noiva da Colina ou Antologia de Spoon River é o nome do primeiro projeto do recém-nascido Coletivo Depirarte, aprovado em edital do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado de São Paulo. Com a proposta de elaborar um espetáculo teatral, os jovens atores, sob a direção de Daniela Scarpari, selecionarão dez estagiários para integrar o elenco. A iniciativa é gratuita e será realizada nesta quinta-feira (19), às 19h, no Ponto de Cultura Garapa. Não é necessário fazer inscrição.

Em entrevista ao PiaparaCultural, a atriz Jennifer Garcia contou que os interessados não precisam levar nada, "apenas vestirem roupas confortáveis". Ela também falou sobre o nascimento da trupe: "O Coletivo Depirarte surgiu com atores iniciantes no teatro e com uma vontade tremenda de desenvolver um trabalho de pesquisa. Nesse sentido, nos unimos e começamos a explorar o livro Spoon River Anthology, relacionando-o a Piracicaba, porque existem muitas ligações".

Completam o grupo Ariane Martins, William Souza, Felipe Vecchini e Carlos de Paula. Seus encontros acontecerão às quintas-feiras, das 19h às 22h30, no Ponto de Cultura Garapa. A previsão é que realizem dez apresentações desse espetáculo entre setembro e outubro, na Casa do Povoador. "A peça tende a investigar questões como essência x aparência: o que temos por trás dos rostos bem maquiados, da pele bonita, do olhar superior", continua Jennifer. 

Spoon River Anthology é um livro com mais de 100 anos do norte-americano Edgar Lee Masters. A obra, ainda não traduzida para o português, reúne uma série ficcional de poemas curtos sobre um rio que passa por uma pequena cidade dos Estados Unidos. "Todos os personagens vivem à beira do Spoon River, e suas histórias, todas elas, podem ser reproduzidas no cenário das margens do rio Piracicaba", explica a atriz.

A pesquisa do Coletivo Depirarte já está em andamento. O grupo tem se debruçado em fontes diversas, incluindo o presidente da Associação dos Americanos de Santa Bárbara d'Oeste, Marcelo Sans Dodson (na foto, o quarto, da esquerda para a direita). "Passamos por diversas etapas de trabalho de mesa muito legal. Estudamos a teoria do puritanismo, as sociedades puritanas, principalmente do interior do lado norte dos Estados Unidos. A questão é entender como essas pessoas são, no que acreditam, religião, família. Está sendo bem instigante para nós, e queremos que assim seja para os estagiários e para o público em geral."

Serviço
Seleção de estagiários para o projeto A Noiva da Colina ou Antologia de Spoon River
Data: 19/05 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Ponto de Cultura Garapa
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1.313 – Centro
Grátis
Informações: (19) 3377-2001

Comentários

Postagens mais visitadas